Warung Day Festival celebra 10 anos e promete movimentar Curitiba com turismo e música eletrônica

Warung Day Festival celebra 10 anos e promete movimentar Curitiba com turismo e música eletrônica

O Warung Day Festival (WDF), considerado um dos eventos mais importantes de música eletrônica no Brasil e um dos principais festivais do gênero na América Latina, comemora sua décima edição em 2025. Em 3 de maio, a icônica Pedreira Paulo Leminski, junto à Ópera de Arame, em Curitiba, será o cenário para 12 horas de música eletrônica ininterrupta, em uma celebração que deve atrair milhares de turistas nacionais e internacionais.

Durante o lançamento oficial do evento, realizado ontem (07) em Curitiba, organizadores como Gustavo Conti, um dos idealizadores do festival, destacaram o crescimento contínuo do WDF. “Começamos do zero e chegamos ao décimo ano no auge, sempre crescendo em público e diversidade. Hoje, o WDF atrai pessoas de todo o mundo”, afirmou Conti. Em edições anteriores, o festival já recebeu visitantes de mais de 50 nacionalidades, incluindo países como Canadá, Suécia, Índia e Austrália, além de ter forte presença de sul-americanos, com destaque para argentinos, chilenos, uruguaios e colombianos.

Expansão e impacto econômico para Curitiba

Além de reunir fãs de música eletrônica, o Warung Day Festival é um grande impulsionador da economia local. “A realização do WDF é uma das datas mais esperadas no calendário de eventos de Curitiba, movimentando toda a cadeia turística, de hotéis a restaurantes e serviços em geral”, comenta Luis Gustavo Zagonel, um dos sócios do evento. A Secretaria de Turismo de Curitiba também reconhece a importância do festival como atrativo turístico, destacando a cidade como um polo de música eletrônica e elevando o perfil cultural e econômico de Curitiba no cenário nacional.

O festival de 2025 será o primeiro realizado próximo a um feriado – o Dia do Trabalhador, em 1º de maio –, o que deve incrementar ainda mais o fluxo turístico na cidade. Segundo Carlos Civitate, conhecido como Jejê, a escolha da data foi estratégica para ampliar o alcance do evento: “Teremos uma programação especial ao longo da semana que antecede o festival, envolvendo atrações e atividades que complementarão a experiência dos visitantes em Curitiba”.

Sustentabilidade como pilar central

Com o apoio de patrocinadores como a Heineken, o WDF tem buscado fortalecer suas ações sustentáveis. A edição de 2025 trará iniciativas focadas na redução do impacto ambiental, como a utilização de energia solar para abastecer um dos palcos, uso de eco-copos e reciclagem de 99% dos resíduos gerados. “Nosso compromisso com a natureza é levado a sério, desde a escolha da Pedreira Paulo Leminski até as práticas sustentáveis que adotamos. No final, produzimos um relatório com o impacto positivo dessas ações”, destaca Gustavo Rassi, outro dos organizadores do festival.

Além disso, o evento tem envolvido a comunidade local em suas práticas de sustentabilidade, através de parcerias com recicladores e ações de conscientização ambiental, criando um legado para a cidade.

Estrutura ampliada para uma experiência imersiva

O WDF 2025 contará com três palcos e uma estrutura de som e iluminação de última geração, proporcionando uma experiência única aos participantes. “Crescemos de forma orgânica, adaptando a estrutura conforme a demanda. Em 2025, teremos mais de mil profissionais diretamente envolvidos na organização e cerca de 500 empregos indiretos gerados pelo evento”, explica Patrik Cornelsen, um dos organizadores.

O line-up oficial, que será divulgado nas próximas semanas, contará com renomados DJs do cenário nacional e internacional, reforçando a identidade musical de um festival que é, para muitos, “o melhor dia do ano”.

Ingressos e informações

Os ingressos para o WDF estarão à venda a partir das 10h do dia 19 de novembro no site oficial do evento, além das plataformas Blueticket e Ingresse. Mais detalhes sobre o festival e atualizações sobre a programação paralela serão disponibilizados nos perfis oficiais do evento no Instagram (@warung_dayfestival) e no Facebook (@warungfestival).