St. Patrick’s Day ganha espaço nos bares brasileiros e impulsiona faturamento

St. Patrick's Day ganha espaço nos bares brasileiros e impulsiona faturamento

Comemoração irlandesa se populariza no Brasil e gera oportunidades para bares e restaurantes

O St. Patrick’s Day, tradicional celebração irlandesa realizada em 17 de março, tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. A festa, conhecida pelo consumo de cerveja e pelo uso da cor verde, tem sido incorporada por bares e restaurantes como uma estratégia para atrair clientes e impulsionar o faturamento. Em 2025, a data cairá em uma segunda-feira, o que abre oportunidades para que estabelecimentos que normalmente não funcionam nesse dia possam criar eventos especiais e aumentar a receita.

Expansão da festa no Brasil

A celebração do St. Patrick’s Day ultrapassou as fronteiras da Irlanda e se consolidou como um evento global. No Brasil, o crescimento da festividade é notável, especialmente nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as buscas por informações sobre o evento triplicaram em 2023 em relação a 2020, refletindo o crescente interesse dos brasileiros.

A cerveja, bebida tradicional tanto na Irlanda quanto no Brasil, tem papel central na festa. O famoso “chopp verde”, feito com a adição de corante alimentício, é um dos destaques do cardápio de muitos bares. Além disso, drinques típicos como o Irish Mule – feito com whisky e ginger beer – também ganham espaço nos eventos temáticos.

A popularização do evento também impulsiona a indústria de bebidas, com fabricantes e distribuidores apostando em ações promocionais para alavancar vendas durante a data. O setor vê na comemoração uma oportunidade para fidelizar clientes e aumentar a circulação de produtos sazonais.

Expectativa de bares para 2025

Os bares brasileiros têm se preparado para a celebração e esperam um aumento significativo no movimento. Jean Fabrizio, gestor do A Porcaria Boteco, em Manaus (AM), destaca a importância da data para os negócios:

“Faremos parceria com a cervejaria vizinha, a Cervejaria Louvada. Iremos divulgar juntos o evento que acontecerá no sábado seguinte, 22 de março. Como atração, teremos uma banda de rock e leitão assando no estacionamento. Esperamos ter um aumento de 40% no faturamento, comparando com um sábado comum.”

Renato Heimbach, sócio do Canalhas, em Campo Grande (MS), compartilha a empolgação e os preparativos para a data:

“Com o nome da cervejaria Canalhas, será a nossa 7ª edição. Além da decoração, preparamos todo o bar, restaurante e a fábrica para a data. Nós já temos dois chopps irlandeses e vamos fazer um chopp verde para a data, além de uma Irish Pie, que é uma torta recheada com goulash. A gente vai fazer no sábado, agora, no dia 15, sempre acaba puxando…”

Segunda-feira com faturamento extra

A edição de 2025 tem um diferencial importante: o St. Patrick’s Day cairá em uma segunda-feira. Para muitos bares e restaurantes, que tradicionalmente não abrem nesse dia, a data representa uma oportunidade de atrair público e gerar faturamento extra.

Para isso, diversas estratégias podem ser adotadas, como promoções em drinks temáticos, decoração especial com trevos e luzes verdes e brindes para os clientes, como chapéus de duende. A ambientação musical também faz parte da experiência, com a inclusão de músicas irlandesas e clássicos de pubs europeus na playlist do dia.

O cardápio pode ser incrementado com pratos típicos, como o fish and chips ou petiscos inspirados na culinária irlandesa, ampliando a experiência gastronômica do público.

Com a adesão crescente de bares e restaurantes, o St. Patrick’s Day se consolida como uma data relevante no calendário brasileiro de eventos, proporcionando diversão para os clientes e boas oportunidades de negócio para o setor de alimentação e bebidas.