O Skeelo, maior ecossistema de livros e leitura digital do Brasil, anunciou a aquisição do Skoob, a maior rede social literária do país com mais de 10 milhões de usuários. Com essa aquisição, o Skeelo busca consolidar sua posição como o principal aplicativo de livros no mercado brasileiro, visando ampliar o engajamento dos leitores e fortalecer seu papel no universo digital da leitura.
Expansão estratégica no mercado de leitura digital
O CEO do Skeelo, Rodrigo Meinberg, destacou que a aquisição do Skoob faz parte de uma estratégia ampla de fortalecimento do ecossistema de leitura digital. “Todas as nossas ações são pensadas para trazer benefícios aos nossos clientes, leitores e ao mercado de publicações digitais, por isso temos o compromisso de movimentar o setor de diferentes formas, incluindo o investimento em plataformas estratégicas e alinhadas ao nosso propósito”, afirmou Meinberg. O executivo acrescentou que o objetivo é incentivar a leitura não apenas facilitando o acesso a grandes obras, mas também tornando esse hábito mais interativo.
Apesar da aquisição, ambos os aplicativos continuarão operando com suas funcionalidades atuais, mas com a promessa de melhorias e novos incrementos para aprimorar a experiência do usuário. No Skoob, os leitores podem compartilhar o status de leitura, estabelecer metas, escrever resenhas, participar de desafios e sorteios, além de interagir com outros leitores, ampliando o engajamento e a troca de experiências sobre livros.
Democratização do acesso à leitura no Brasil
Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Brasil possui cerca de 25 milhões de consumidores de livros. Nesse cenário, o Skeelo vem se destacando por democratizar o acesso à leitura digital. Com um modelo de negócio inovador, a empresa oferece um livro digital por mês como benefício a seus usuários, através de parcerias com mais de 100 empresas, incluindo grandes nomes como Vivo, Claro, UOL e Sem Parar.
O aplicativo Skeelo já acumula mais de 14,3 milhões de instalações e quase 1 milhão de acessos mensais. Desde janeiro de 2024, os usuários consumiram mais de 87 milhões de minutos em ebooks e audiobooks na plataforma. “Nossa meta é potencializar o acesso à cultura, permitindo que as pessoas leiam onde, como e quando quiserem”, destacou Meinberg. “Desde que surgimos no mercado, agimos para mudar a relação do brasileiro com a leitura, atrelando o nosso serviço como um benefício às empresas mais importantes do país. Ou seja, usamos a tecnologia para simplificar o consumo da leitura digital”, completou.
Planos de crescimento e sustentabilidade
O Skeelo projeta continuar investindo no desenvolvimento de seu portfólio e no aumento do engajamento dos usuários em 2024. A startup já possui a maior conta do segmento literário no TikTok e pretende ampliar suas ações nos canais digitais, em colaboração com criadores de conteúdo e apoio a eventos e feiras do mercado literário.
Além disso, o Skeelo está expandindo seu compromisso com práticas sustentáveis e obteve recentemente certificações no âmbito ESG (Ambiental, Social e Governança). Em março, a empresa tornou-se signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. “A quantidade grande de livros que distribuímos em formato digital ajuda a poupar milhões de árvores todos os anos, auxiliando na preservação do meio ambiente”, ressaltou Meinberg. “Portanto, a sustentabilidade também é uma prioridade no nosso plano de crescimento, visto que promove benefícios para o meio ambiente e a toda a sociedade”, concluiu.
O papel do Skeelo no ecossistema literário brasileiro
O Skeelo, em pouco mais de cinco anos de operação, tornou-se o maior ecossistema de livros e leitura no mercado brasileiro, destacando-se por sua capacidade de transformação social através do conhecimento. A startup é parceira de empresas como Vivo, Claro, UOL e Sem Parar, oferecendo um serviço de leitura digital como benefício para clientes dessas grandes marcas. Com essa estratégia, o Skeelo tem facilitado o acesso à cultura e promovido o hábito da leitura digital em um país onde o consumo de livros ainda enfrenta desafios.
Além de liderar o mercado digital, o Skeelo tem recebido reconhecimento pela sua inovação. Em 2023, foi destacado pela Forbes como uma das 20 startups em ascensão e considerado uma das TOP startups no LinkedIn, refletindo seu impacto e relevância no mercado tecnológico e literário.